sábado, 11 de julho de 2009

Beck to the Origins

Os moradores de Salvador se acostumaram a pegar ônibus e encontrar pela cidade cartazes espalhados que deixavam clara a intenção da prefeitura: trabalhar para melhorar a vida das pessoas. Ótimo, o cidadão paga os impostos e possui como retorno o trabalho dos políticos, desenvolvido para melhorar a vida dele. Durante alguns anos, o símbolo da Prefeitura de Salvador se manteve o mesmo.


Ordem de pessoas: menino negro, mulher branca, homem negro, mulher negra, homem branco e menina branca. Ou seja, 3 pessoas de cada etnia. Cada um deles fazendo a sua específica saudação nazista em homenagem à melhoria de suas próprias vidas.


Recentemente, houve a confecção de um novo símbolo que agora enfeita as obras do prefeito por toda a cidade. A primeira coisa que eu pensei quando vi foi que os bonequinhos-nazistas haviam se transformado em barras inexpressivas. A segunda coisa que pensei era que as barras verticais coloridas estariam apenas dando um leve clima de psicodelia que remontaria um pouco a palosidade dos moradores de Salvador. Pensando um pouco mais, se chega à óbvia conclusão aparente de que as barras poderiam ser consideradas como o prOgreSso. Progresso que se nota no novo tempo, então.

Cada prédio de uma cor, mostrando a diversidade do progresso soteropolitano.


Uma outra verdade, que o nosso já conhecido colaborador K trouxe à tona é ainda mais contemplativa. O novo tempo, enfatizado pelas barras psicodélicas, não só se baseia no progresso, e o progresso não só representa essas barras loucas, como também edifícios. Edifícios enormes, na seguinte ordem: pequeno e peso-médio, alto e magro, mediano gordinho, mediano gordinho 2, altinho magro e alto médio-largo. O que isso significa?

Provavelmente, alguma coisa, tendo em vista que o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) 2008 mudou a legislação do limite da altura de prédios de alguns lugares da orla soteropolitana, como também o recuo lateral para a construção de edifícios, anteriormente sendo 25 metros e agora 7,56. Polêmica por polêmica, há quem diga que a prefeitura "vendeu" a orla aos empresários, ávidos pela fantástica oportunidade financeira de investimentos para a construção de edifícios. Edifícios residenciais ou até hotéis, como o Hilton que se instalará na região chamada de Comércio após o acerto do aumento do limite da altura dos prédios em 6 metros. Antes, o limite era de 49 metros e agora é 55.


Resumo-Xeque:
As barras verticais que representam prédios cada vez mais altos substituíram os antigos bonequinhos do Terceiro Reich e são a demonstração subliminar das intenções da prefeitura.
É certo que tanto o antigo quanto o novo não passam de símbolos babacas de algo que não deveria ser marcado por simbologias para conquistar mais adeptos e sim por idéias e eficiência na sua função. Ou seja, apesar da mudança de símbolo a intenção da prefeitura continua a mesma de sempre, então não há porque se preocupar, pois tudo dará certo como tem dado até hoje.






Links:
http://www.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2414&Itemid=67
http://www.creaba.org.br/Revista/Edicao_05/gabarito_plano_diretor05.asp
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=585821
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=818470
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2705302-EI6578,00.html

2 comentários:

K Veiro disse...

Se você souber ler os símbolos, entende muita coisa que rola em Salvador. http://ideiacheque.blogspot.com/2008/09/pm-comunidade-proteo-no-seu-bairro.html Coincidência???

Anônimo disse...

perfeito