segunda-feira, 13 de julho de 2009

Idéia Xeque

O blog chama-se Idéia Cheque, mas isso foi um erro desproposital. Idéia cheque não é uma idéia num título de crédito. Na verdade, idéia-xeque - assim, com "X", e o hífen opcional, por enquanto - é um termo utilizado pelos soteropolitanos para designar uma idéia genial; uma idéia que resolve todos os problemas; aquilo que passou despercebido por todos, mas foi descoberto por um cara sagaz. É uma gíria. A gramática ainda não a acolheu. O "xeque", provavelmente tem origem no jogo de xadrez. Encaixa perfeitamente. Idéia xeque é aquela que te põe em xeque. Exemplos:

- Nada pra fazer hoje.
- Tá fazendo sol, podemos ir à praia.

- Minha vó me deu duzentos reais. Não sei como gastá-los.
- Investe na bolsa.

- Seria bom se existisse um lugar onde eu pudesse falar o que quisesse, sem me preocupar em me expor, nem com críticas.
- Já ouviu falar em blog?

- Não sei o que fazer com os personagens da minha história.
- Coloque-os numa partida de poker.

Por aí vai. Não use frequentemente. O uso deve ser moderado. Uma idéia-xeque acontece raramente. Deve-se aproveitá-la, colocando-a em prática. Enjoy.

Um comentário:

Unknown disse...

idéia xeque indispensável.