segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça é um grande grupo brasileiro que até hoje impressiona por onde passa. É por isso que eu me senti no dever de contar, aqui no blog, a sua história.


O início:

"Durante o táxi, ouvia-se o inconfundível roncar dos motores do T-6. Acontecia então, naquela data, o primeiro vôo, era o nascimento da Esquadrilha da Fumaça. Após um intenso treinamento, nos intervalos de almoço e nas folgas da instrução de vôo de um seleto grupo de instrutores, o Comandante da Escola de Aeronáutica, decidiu apresentá-los publicamente, quando da realização de uma cerimônia cívico-militar que seria assistida por uma numerosa delegação de Oficiais estrangeiros. A banda surgiu num encontro casual entre Marcelo D2 e Skunk, pelas ruas do Catete. D2 usava uma camisa do Dead Kennedys e Skunk, artesão e vendedor de camisetas de Rock, deu início a um diálogo que daí nasceu a amizade e vocação. Skunk falava de música todo o tempo e nesse momento D2 resolveu que queria ser músico. A banda não era para ser de Rap e sim de Rock, mas eles não sabiam tocar nada e queriam cantar.


A manobra favorita da Esquadrilha da Fumaça, a famosa "Queimando Tudo".


Entre uma demonstração e outra, viu-se a necessidade de proporcionar ao público assistente uma melhor noção das manobras executadas. O nome da banda foi tirado da revista americana High Times, especializada em cannabicultura, ou seja sobre o cultivo de maconha, e Hemp que, na língua inglesa, significa maconha, e para evitar problemas com a policia, colocaram o nome em inglês, porém a manobra do grupo, não durou muito, pois anos mais tarde do começo da banda, o grupo foi preso por apologia as drogas. Mais tarde, se juntaram à Skunk e D2, Rafael, Formigão e Bacalhau.




A Esquadrilha da Fumaça antes de um dos seus vôos.


A banda já teve passagem na polícia, por alegação de incentivarem o uso de drogas, e por isso colocarem em discussão a liberdade de expressão na democracia brasileira. Esse é o estímulo que move os passos desse Esquadrão por todos esses anos de existência, divulgando a FAB pelo Brasil e pelo Mundo, quer seja num bom tempo, quer seja num mau tempo, demonstrando a elevada capacidade técnica dos nossos pilotos e mecânicos, dando continuação ao velho espírito de arrojo e determinação que nos idos de 52 foi criado pelos pilotos da Esquadrilha da Fumaça."






Nenhum comentário: