segunda-feira, 18 de maio de 2009

Homeopatia


"Homeopatia é uma terapia baseada na teoria de que doenças podem ser tratadas com sucesso com doses infinitesimais de substâncias que causam reações no corpo humano similares aos sintomas da doença."

"Pais acusados de homicídio de seu bebê poderiam ter salvo a vida da criança se a tivessem hospitalizado mais cedo ao invés de supostamente usar remédios homeopáticos para uma doença de pele grave, o promotor disse nesta terça-feira."

"Ao invés, Thomas Sam, um palestrante universitário sobre homeopatia, continuou a consultar homeopatas e praticantes de medicina natural enquanto sua filha perdeu 20 por cento de seu peso corporal, disse Tedeschi. Ela pesava pouco mais de 5 kg quando morreu."

Fonte: http://www.ceticismoaberto.com/news/?p=1789


Aulas 1996
"Não há evidência de que a homeopatia seja mais eficaz do que um placebo".

Kurz 1992
Revisão sistemática da literatura referente à homeopatia pediátrica. "…a revisão revelou – na melhor das hipóteses – um efeito placebo para a homeopatia".

Vickers et al. 1998
Homeopatia comparada a placebo no tratamento da dor muscular em corredores de longa distância. Nenhuma diferença foi encontrada.

Simpson et al. 1998
Estudo que comparou o tratamento do tinitus auditivo em dois grupos, placebo x tratamento homeopático. "… conclui-se que o tratamento homeopático não pôde ser demostrado mais efetivo que o placebo usado na comparação"

Ernst 1999
"Conclui-se que os resultados disponíveis até o momento não sugerem que a homeopatia seja efetiva na profilaxia da dor-de-cabeça ou da enxaqueca mais do que placebos".

Fonte: http://www.geocities.com/quackWatch/homeo2.html


Textos relacionados:
http://ccientifica.blogspot.com/2008/06/o-estudo-duplo-cego.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homeopatia

Nenhum comentário: