segunda-feira, 29 de junho de 2009

Irukandji


A Irukandji (Carukia barnesi) é uma água-viva pequena e extremamente venenosa encontrada perto da Austrália, que causa sintomas conhecidos como a síndrome de Irukandji. Seu tamanho não é muito maior que a unha do dedo mínimo de um adulto.
Como outras águas-vivas, a Irukandji possui não só tentáculos como também um ferrão que é responsável pela injeção inicial do veneno.

Pouco se sabe sobre o ciclo de vida e o veneno da água-viva Irukandji. Isso se dá pelo pequeno tamanho e fragilidade da mesma. A água-viva é tão frágil que não pode ser colocada em aquários pois qualquer impacto com as paredes podem matá-las. Apesar de viver em regiões um pouco distantes da costa australiana, a Irukandji tem se tornado um elemento mais comum por conta do aquecimento global que permite que ela viva em áreas novas.

A síndrome, que leva a morte em alguns casos, é na verdade um conjunto de sintomas comumente sentidos por centenas de pessoas no Oceano Pacífico. Aparentemente, os sintomas estão relacionados a encontros acidentais com animais cubozoários, não só com a água-viva Irukandji, pois sabe-se que outras espécies de água-viva também são responsáveis pela síndrome.

"A síndrome foi baptizada com o nome de uma tribo de aborígenes australiana que descreve, no seu folclore, uma doença inexplicável que atingia as pessoas que nadavam no mar." (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Irukandji)







Links utilizados:
http://en.wikipedia.org/wiki/Carukua_barnesi
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Irukandji
http://pt.wikipedia.org/wiki/Irukandji
http://goaustralia.about.com/cs/practicalinfo/a/irukandji.htm
http://www.irukandjijellyfish.com/

Um comentário:

Bruxo disse...

Colé merma dessa água-viva?