domingo, 26 de abril de 2009

Macorinheiro Popeye

Popeye é um dos desenhos mais bizarros de todos os tempos. É complicado ver um desenho com personagens tão bizarros (o próprio Popeye e até a sua companheira tosca Olívia) numa boa. Sempre achei completamente sem noção um cara ser saudável comendo só espinafre e ainda assim fumar cachimbo o tempo todo.

Pesquisando chapado pela chapação on-line no Google, consegui achar sites que me fizeram entender o que há por trás da personalidade radical do velho marinheiro Popeye. Aparentemente, esse coroa psicopata comedor de folhas verdes é um fumador de folhas verdes, do tipo bem insano que fica na lombra.

Eu acho que a maioria dessas conspirações pró-drogas supostamente implícitas nos enredos de programas antigos são bestas, porém algumas são interessantes. Todos os jovens drogados conhecem a lenda que diz que Salsicha de Scooby-Doo é um maconheirão lesado que fica laricando e falando maluquices com um cachorro, além de se vestir bizarramente. Mas se você parar pra prensar, o próprio carro da galera do Scooby é bem hippie, e com certeza, pelo menos Salsicha fechava todas as janelas para fazer uma sauna toda vez que iam resolver algum novo mistério. Lembrando que "mistério" também pode significar "lombra" ou "bad trip de ácido". Dentro do contexto em que foi criado, não é muito assustador pensar que Scooby-Doo pode estar levemente relacionado a jovens hippies (drogas).

Salsicha geralmente ia atrás na van antes da resolução de qualquer mistério.


Com Popeye, é diferente. O personagem foi criado para quadrinhos por Elzie Segar em 1929, e foi bastante mudado até a adaptação pro desenho animado. Segar tinha criado um Popeye mais complexo do que o que vemos hoje, sendo inclusive os personagens insanamente sem noção (como Alice, The Goon) feitos por ele utilizados também no desenho.


Alguns motivos que provam a pala de Popeye:
1. "Espinafre", na época (e provavelmente somente na região em que foi criado o mariconheiro), era uma gíria pra maconha.
2. A super força que Popeye adquiria quando comia espinafre estava associada, na verdade, à maconha. As propagandas anti-maconha da época citavam a super força como um item bizarro do rapaz que fumava maconha. Isso explica porque Brutus, careta de merda, só se fodia.
3. Dentro da cultura Norte-americana, os marinheiros foram os primeiros a introduzir maconha trazida de viagens distantes.

Há outros motivos na matéria do próprio site, inclusive algumas situações das histórias em quadrinhos e coisas que comprovam a idéia palosa, então recomendo uma atenta olhada.


Que espinafre é esse que deixa os olhos vermelhos, meu rei?


Opinião-Xeque
A verdade é que eu sempre achei estranho, quando era pequeno, essa idéia ridícula de um cara comer espinafre e ficar forte como uma locomotiva maluca (isso realmente acontece em um episódio) cheia de gás de THC. Sempre estranhei quando Popeye estava amarrado e a única via para a entrada de espinafre (vulgo "camarão") era seu cachimbão sinistro. E ainda assim, jogando espinafre diretamente nos pulmões cansados do velho marinheiro radical os efeitos eram os mesmos de quando ele ingeria. Lembro de alguns episódios que mais pareciam bad trip -quando Popeye
visitava a tosca ilha habitada pelos terríveis e bizarros seres Goons eu morria de medo-, e lembro de algumas maluquices como Olívia dar mole pra Brutus mesmo ele sendo aquele canastrão violento (e de leve, estuprador), e logo depois, aceitar a "cantada" do marinheiro radical velho Popeye, que chegava azarando com seu potinho de espinafre.


Puro espinafre boliviano.


Matéria completa sobre a relação de Popeye com maconha: http://www.cannabisculture.com/articles/3568.html
(Fotos de Popeye retiradas desse mesmo link)




Links relacionados:
http://www.cannabiscafe.net/foros/showthread.php?t=67039
http://www.cannabisculture.com/
http://www.youtube.com/watch?v=ZASb3jtjzUk

Um comentário:

Bruxo disse...

Faltou falar daquele gordinho lariqueiro comedor de hamburger.